Open the your mind.
Criatividade segundo os criativos
Uma das maiores empresas de consultoria sobre criatividade dos EUA se chama Play(palavra que tem vários sentidos,mas no caso deles,significa "brincar", mesmo). E todos os clientes deles ficam surpresos na primeira reunião.Afinal, o que os consultores dizem é: "Vocês são tão criativos quanto qualquer consultor.E vocês mesmos vão descobrir a solução de seu problema".
A seguir, as dicas do diretos da empresa, Geof Hammoond, para você despertar sua criatividade:
- Olhe para mais coisas, e pense sobre elas mais demoradamente.Este é o primeiro conselho de Geof Hammond para quem quer trabalhar na play: " Nós chamamos isso de 'Criatividade de Observação'.Olhamos para objetos e fatos à nossa volta,notamos particulamente sobre eles e transformamos essas observações em novas ideias".
- Pratique
Existe na Play um grande quadro-negro onde, todos os dias, é escrita alguma palavra: Àgua,adolescente, carro, entre outras.Tdos que passam por ali podem escrever alguma ideia ou pensamento que aquela palavra trás à sua mente. Estes pensamentos são arquivados e utilizados quando necessário. Assim, se a empresa receber um cliente que quer desenvolver novas ideias para um modelode carro,já conta com algumas ideias semiprontas.Faça o mesmo. Escreva,no topo de uma folha de papel temas diferenciados ou aqueles os quais você esteja vivendo.De vez em quando , acrescente um pensamento em uma delas ,mesmo que você não tenha este problema no momento.E, se um problema relacionado com aquele tópico nunca ocorrer, o pior que pode acontecer é você acabar criando uma maneira mais eficiente de enfrentar outros.
- Mude sua perspectiva
Você não terá novas ideias se pensar somente como um profissional.Imagine-se outra pessoa, em outra profissão. Para isso, é importante ter relacionamentos com pessoas diferentes:converse com seu porteiro,o pessoal do salão, o jornaleiro, a moça da padaria.
- Quanto pior,melhor
Uma maneira de destravar sua criatividade é pensar na pior maneira possível de resolver aquele problema,e, a partir dele criar algo aproveitável. Por exemplo, certa vez a Play foi contratada por uma industria de roupas de lã que queria promover seus produtos.O ponto de partida: qual a pior maneira de promover roupas de lã? Que tal soltar um rebanho de ovelhas nas ruas de Nova Iorque?Bem, a partir daí eles montaram um desfile com modelos passeando pelas ruas mais importantes daquela cidade,cada uma levando uma ovelha na coleira,como se fossem cachorrinhos. O desfile rendeu um espaço nas revistas e jornais nunca antes alcançado por aquela empresa.
..................
Só não é criativo quem não quer né? Existe tanta coisa maravilhosa por aí , totalmente inspiradoras.. aiai ..
xoxo ;*
gabi
Nenhum comentário:
Postar um comentário